
A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira (16) que recebeu da Rússia os corpos de 1.245 soldados mortos na guerra entre os dois países. Esta é a última etapa do acordo firmado em Istambul, na Turquia, durante as negociações por paz, que estabeleceu a troca mútua de 6 mil corpos de soldados de ambas as nacionalidades.
"Outros 1.245 corpos voltaram para a Ucrânia: foi concluída a parte de repatriação dos acordos de Istambul", disse em um comunicado a agência governamental ucraniana que coordena a entrega de prisioneiros de guerra mortos.
Desde o início do cumprimento do acordo, na última semana, a Ucrânia recebeu os restos mortais de 6.057 soldados em confrontos contra Rússia.
O ministério da defesa da Rússia diverge do número anunciado pela Ucrânia. Segundo a pasta, foram devolvidos 1.248 corpos de soldados ucranianos — três a mais do que o anunciado por Kiev.
Dezenas de milhares de soldados morreram em ambos os lados desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, segundo observadores independentes e agências de inteligência ocidentais.
Nenhuma das partes publica dados regulares ou confiáveis sobre o número de suas próprias baixas, mas anuncia dados de perdas da outra parte, muitas vezes considerados inexatos.