
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Israel e Irã concordaram com um cessar-fogo "total e completo". O anúncio ocorreu em publicação em uma rede social por volta das 19h segunda-feira (23). O Irã negou que há acordo, enquanto Israel ainda não se manifestou.
"PARABÉNS A TODOS! Foi totalmente acordado por e entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (...) por 12 horas momento em que a guerra será considerada FINALIZADA", escreveu o presidente (leia a íntegra no fim da reportagem).
A medida terá início em seis horas, conforme o presidente, quando os ataques em progresso serão finalizados.
Trump afirma que, primeiro, o Irã irá interromper os ataques por 12 horas. Após, seria a vez de Israel, com mais 12 horas.
"Depois da 24ª Hora, um FIM Oficial para os 12 DIAS DE GUERRA vai ser saudado pelo Mundo", publicou o presidente dos EUA.
No texto, Trump cumprimenta os dois países pela "estamina, coragem e inteligência para finalizar o que será chamado como 'A GUERRA DOS 12 DIAS'".
"Essa é uma Guerra que poderia ter ido por anos e destruído o Oriente Médio inteiro, mas não vai e nunca irá", disse.
Ministro do Irã nega cessar-fogo, mas afirma que pode interromper novos ataques
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, disse que "não há acordo" sobre cessar-fogo com Israel. A medida havia sido anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (23).
"NÃO HÁ acordo de qualquer cessar-fogo ou cessação de operações militares", disse.
Segundo ele, no entanto, caso Israel pare a "agressão ilegal contra o povo iraniano" até as 4h no horário de Teerã (21h30min desta segunda-feira, 23, em Brasília) "não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso".
"A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde."
Antes do anúncio, Irã atacou base militar dos EUA e Israel bombardeou infraestrutura militar iraniana
Nesta segunda-feira (23), o Irã lançou mísseis contra bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio. Entre elas estava a base aérea de Al Udeid, no Catar, com cerca de 10 mil militares.
O número de mísseis utilizados "foi o mesmo que o número de bombas que os Estados Unidos usaram ao atacar as instalações nucleares iranianas (...) Esta ação não representa nenhuma ameaça para o nosso país amigo e irmão, o Catar", disse, em comunicado, o Conselho de Segurança Nacional iraniano.
Logo depois, a Força Aérea Israelense comunicou novas ofensivas contra o Irã. O alvo em questão foi uma infraestrutura subterrânea do país que, conforme autoridades israelenses, é usada pela Guarda Revolucionária para armazenar mísseis e lançadores de armas nucleares.
Leia a íntegra do anúncio de Trump

"PARABÉNS A TODOS! Foi totalmente acordado por e entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem finalizado e concluído suas missões finais em andamento!), por 12 horas, momento em que a guerra será considerada ENCERRADA! Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO e, após a 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, após a 24ª hora, o FIM OFICIAL DA GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo.
Durante cada CESSAR-FOGO, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Partindo do pressuposto de que tudo funcionará como deve (e funcionará), gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a resistência, a coragem e a inteligência de encerrar o que deveria ser chamado de “A GUERRA DE 12 DIAS.”
Esta foi uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não durou, e nunca durará! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO!
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
23 de junho de 2025, 19h02".
Após anúncio de cessar-fogo, Irã ataca Israel
Os ataques realizados pelo irã após o anúncio do cessar-fogo feito por Donald Trump deixaram ao menos 3 mortos na região de Beersheba, afirmou a mídia local nesta terça (24), de acordo com o G1. Ao menos outras sete pessoas ficaram feridas.
A ofensiva ocorreu após o chanceler iraniano, Abbas Araghchi afirmar que, até o momento, não há nenhum acordo de cessar-fogo ou de cessação das operações militares entre Irã e Israel.
O exército de Israel afirmou que o Irã realizou uma nova onda de ataques com mísseis no território israelense. Essa é a quarta ofensiva desta terça-feira (24).
Pouco após o horário definido para o cessar-fogo, 1 hora da manhã, pelo horário de Brasília, a mídia iraniana afirmou que cessar-fogo começou após Irã lançar última onda de mísseis a Israel.