
Tanto Israel quanto Irã violaram o cessar-fogo. Foi o que afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (24).
A declaração foi dada enquanto o republicano se preparava para embarcar para a cúpula da Otan, em Haia. Ele aproveitou a ocasião para dizer que não está feliz nem com Israel nem com Irã.
— Não estou feliz com Israel. Não estou feliz com o Irã também, mas realmente não estou feliz com Israel. Israel tem de se acalmar, tenho de fazer Israel se acalmar — declarou Donald Trump.
Em uma publicação nas redes sociais, Trump também disse que se Israel voltar a bombardear o Irã estará cometendo uma "grande violação".
"Israel, não jogue suas bombas. Se fizer isso, será uma grande violação. Traga seus pilotos para casa, agora! Donald J. Trump, presidente dos Estados Unidos", escreveu.
Depois, Trump fez outra publicação, afirmando que Israel não irá mais atacar o Irã, e que o cessar-fogo está em vigor.
"Israel não vai atacar o Irã. Todos os aviões farão meia-volta e seguirão para casa", assegurou, em publicação na Truth Social. "Ninguém será ferido", acrescentou.
A declaração acontece após Trump ligar para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para pedir que encerre os ataques contra o Irã.
Em nota, o governo de Israel confirmou que houve uma conversa telefônica entre Netanyahu e Trump. Disse ainda que irá se abster de novos ataques.
Troca de acusações
Horas depois do anúncio de cessar-fogo, Irã e Israel trocaram acusações sobre violações do acordo. O exército israelense afirmou que identificou um míssil lançado pelo Irã nesta terça-feira (24).
O ministro da Defesa do país, Israel Katz, disse que ordenou que o exército "respondesse energicamente à violação do cessar-fogo pelo Irã".
— Instruí os militares israelenses a responderem vigorosamente à violação do cessar-fogo pelo Irã, lançando ataques poderosos contra alvos do regime no coração de Teerã — disse Katz em um comunicado.
O exército do Irã, por sua vez, acusou Israel de ter executado ataques em território iraniano durante a manhã.
— O regime sionista realizou três ondas de ataques em locais do território iraniano até 9h de hoje (pelo horário local) — declarou um porta-voz do comando das Forças Armadas citado pela televisão estatal, sem revelar detalhes. Trump diz que Irã e Israel violaram o acordo.
Na mesma nota em que garantiu se abster de novos ataques, o governo de Israel confirmou que houve um atentado a Teerã às 3h (horário local), mas explicou que o cessar-fogo havia sido definido para as 7h (horário local).
A nota ainda afirma que às 7h06min (horário local), o Irã lançou um míssil contra território israelense.
Cessar-fogo
O cessar-fogo entre Israel e Irã foi anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite de segunda-feira (23) e entrou em vigor na madrugada desta terça (24).
"Foi totalmente acordado por e entre Israel e Irã que haverá um cessar-fogo completo e total (...) por 12 horas momento em que a guerra será considerada finalizada", escreveu o presidente americano.