
A queda do Boeing 787 Dreamliner logo após decolar da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, com mais de 240 pessoas a bordo é o primeiro desastre aéreo deste modelo desde que a aeronave entrou em serviço em 2011, segundo o Resumo Estatístico de Acidentes com Aviões Comerciais a Jato da Boeing.
O voo era operado pela Air India, tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres. A aeronave caiu em uma região próxima ao aeroporto, segundo a autoridade indiana de aviação.
O Boeing 787 emitiu um sinal de socorro e "caiu logo após a decolagem em Ahmedabad" às 13h39min no horário local (5h09min de Brasília), informou a a autoridade de aviação civil indiana em comunicado.
As autoridades indianas informaram que o avião caiu em cima de uma casa onde funcionava um alojamento de médicos. Segundo o The New York Times, pelo menos cinco estudantes de Medicina que estavam no local morreram.
Estavam na aeronave 230 passageiros, os dois pilotos e 10 integrantes da tripulação. De acordo com a companhia Air India, dos ocupantes do avião 169 são indianos, 53 são britânicos, um é canadense e sete são portugueses.
Saiba mais sobre o avião
- Capacidade para até 248 passageiros
- Alcance de 13.530 km
- 57 metros de comprimento
- 60 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a outra)
- 17 metros de altura
- O peso máximo de decolagem é de 227,9 toneladas
Comandante possuía 8,2 mil horas de voo
A direção geral de aviação civil da Índia divulgou uma declaração à mídia local:
“O capitão Sumeet Sabharwal é um tenente-coronel com 8,2 mil horas de experiência. O copiloto tinha 1,1 mil horas de experiência de voo.