
Ao menos cinco pessoas morreram e seis ficaram feridas em um ataque de drones lançados pela Rússia contra áreas residenciais da cidade ucraniana de Pryluky na madrugada desta quinta-feira (5). Segundo autoridades locais, um bebê de um ano está entre os mortos.
O ataque ocorreu apenas algumas horas depois que Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Após a conversa, Trump disse que não há perspectiva de "paz imediata" entre Rússia e Ucrânia e que Putin teria afirmado que iria retaliar o ataque ucraniano que destruiu 41 aviões militares russos no fim de semana.
"Foi uma boa conversa, mas não uma conversa que leve a uma paz imediata. O presidente Putin afirmou, e com muita veemência, que terá de responder ao ataque recente aos aeródromos", publicou Trump na rede Truth Social. A publicação foi excluída e repostada horas depois.
Em outra ofensiva russa, 17 pessoas ficaram feridas em um bairro residencial de Kharkiv, que também foi alvejado por drones.

Negociações por paz
Nesta semana, em Istambul, na Turquia, Rússia e Ucrânia retomaram as negociações diretas por paz. As delegações dos dois países se reuniram presencialmente para negociar uma trégua na guerra.
A Rússia propôs um cessar-fogo curto, de dois a três dias, e anexação de 20% do território ucraniano. A Ucrânia defende o fim definitivo da guerra, sem cessão de benefícios à Rússia.