
Em postagem nas redes sociais neste sábado (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país atacou instalações nucleares do Irã. É a primeira vez que o mandatário norte-americano afirma que os Estados Unidos entraram na guerra contra o país persa.
"Nós completamos nosso bem sucedido ataque a três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan", afirmou Trump. "Todos os aviões estão fora do espaço aéreo iraniano".
Segundo ele, uma "carga completa de bombas" foi lançada na instalação principal, Fordow. "Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. AGORA É A HORA DA PAZ! Agradecemos a sua atenção a este assunto", finalizou.
Na sexta-feira (20), Trump havia afirmado que o Irã tinham "no máximo duas semanas" para evitar possíveis ataques aéreos dos Estados Unidos, e afirmou que a Europa não teria sucesso nas negociações de paz entre a república islâmica e Israel. Diplomatas dos dois países estão reunidos em Genebra, na Suíça.

Guerra no Oriente Médio
A possibilidade de o Irã contar com uma bomba atômica foi o motivo apontado por Israel para promover o ataque da última sexta-feira (13), ainda quinta (12) no horário de Brasília.
Os iranianos responderam com lançamentos de mísseis e drones.
Desde então, os dois países trocaram agressões mútuas, com bombardeios a Teerã e arredores, no Irã, e em cidades como Tel Aviv, Jerusalém e Haifa, em Israel. O governo iraniano afirma que 224 pessoas morreram ao longo dos quatro dias de embates. Já Israel calcula 22 vítimas em seu território.
Na segunda-feira, houve uma possível tentativa de negociação para o fim dos ataques. A informação do jornal The Wall Street Journal, aponta que autoridades de Teerã deram sinais para uma trégua e para a retomada das conversas sobre o programa nuclear iraniano.
— O Irã não quer conversar com a Europa. Eles querem falar conosco. A Europa não poderá ajudar nisso — disse Trump aos jornalistas ao chegar a Morristown, Nova Jersey.
Quando perguntado se pediria a Israel que interrompesse seus ataques como o Irã havia pedido, Trump disse que era "muito difícil fazer esse pedido neste momento".
Usina nuclear
Fordow é uma instalação nuclear iraniana que abriga centrífugas avançadas para enriquecimento de urânio em altos níveis e está enterrada nas montanhas próximas a Qom, ao norte do Irã, a cerca de 160 quilômetros ao sul de Teerã. Revelada ao público em 2009, a instalação é protegida por um extenso aparato de segurança e estima-se que esteja a entre 80 e 90 metros de profundidade.

Stealth B-2 Spirit
A arma mencionada pelos israelenses que poderia ser utilizada é a GBU-57, mais conhecida como Massive Ordnance Penetrator (MOP). Essa bomba antibunker pesa impressionantes 13,6 toneladas e foi desenvolvida especificamente para atingir alvos subterrâneos profundos. Sua característica mais notável é a capacidade de penetrar até 60 metros do solo antes de detonar. No entanto, sua utilização é limitada pelo fato de que só pode ser transportada pelos bombardeiros Stealth B-2 Spirit, tecnologia que Israel não possui.

Sem acordo
A reunião entre autoridades diplomáticas do Reino Unido, Alemanha e França com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, em Genebra (Suíça) na sexta-feira (20), não resultou em grandes avanços. No entanto, os líderes europeus defenderam a continuidade das discussões e expressaram preocupação com a escalada do conflito na região. Os representantes iranianos, por sua vez, reafirmaram a posição de que a defesa do país não é negociável.