
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que "há uma grande possibilidade" de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, seja alvo de sanções por parte do governo Trump. A declaração foi feita durante um depoimento de Rubio à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes americana.
A fala ocorreu em resposta a uma pergunta do deputado republicano Cory Lee Mills, que acusou o STF de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns".
Segundo o deputado, "o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?", questionou.
A Lei Magnitsky foi aprovada em 2012, no governo democrata de Barack Obama, para punir autoridades russas responsáveis pela morte do advogado tributário Sergei Magnitsky em uma prisão de Moscou em 2009.
Em 2016, o Congresso dos EUA atualizou a norma, estendendo a aplicação das medidas, como bloqueio de bens e contas em território americano, além da proibição de entrada no país, aos indivíduos acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos em qualquer país.