
O pároco Melchor Pérez Cabrera, da igreja de Santo Domingo, em Olmos, no Peru, compartilhou relatos sobre sua convivência com o cardeal Robert Prevost, o novo Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8).
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Cabrera contou que o novo líder da Igreja Católica é um homem de notável inteligência, muito próximo do povo e com grande capacidade diplomática.
— Foi um pastor muito sensível, caritativo, sempre disposto a ouvir. Quando não podia atender uma ligação, estacionava o carro para retornar ou responder à mensagem assim que possível. É um homem que conhece o povo e esteve em todos os rincões da diocese — contou o padre.
Prevost, que foi bispo de Chiclayo, no Peru, foi descrito por Melchor como alguém de espírito humanitário e de habilidade em conciliar posições. Porém, apesar da semelhança com Francisco, disse que "não são parecidos".
— Acredito que não. Cada um tem sua própria maneira de ser, mas é um homem muito sensível e muito fiel à igreja — afirmou Melchor.
Embora não houvesse expectativa de que Prevost pudesse chegar ao papado, o sacerdote reconheceu que suas qualidades o destacavam entre os cardeais.
— O Espírito Santo sabe a quem escolher, e a Igreja é de Jesus Cristo. Não é uma eleição fácil. Sabíamos que ele era muito diplomático, inteligente e conciliador. Essas virtudes, acredito, foram reconhecidas pelos cardeais, que se deixaram conduzir pelo Espírito Santo — comentou.
"Do povo" e poliglota
Segundo Melchor, Leão XIV frequentemente fazia refeições no campo com fiéis e mantinha uma relação estreita tanto com o clero quanto com a comunidade local.
Além do perfil pastoral e próximo do povo, Leão XIV, assim como era papa Francisco, também é poliglota. O novo pontífice fala inglês, alemão, italiano e espanhol fluentemente, além de outros idiomas, como destaca o pároco:
— É um homem poliglota, domina muito bem seis ou oito idiomas. Esteve não só no Peru, mas também na África e na Europa.
Papa XIV
O conclave elegeu nesta quinta o cardeal Robert Prevost, de 69 anos, como sucessor do papa Francisco. Ele é o primeiro norte-americano a assumir o comando da Igreja Católica Apostólica Romana, adotando o nome de Leão XIV.
A eleição foi confirmada após uma série de votações que se estenderam por dois dias. A tradicional fumaça branca surgiu às 13h07min (horário de Brasília), seguida pelo anúncio oficial na sacada da Basílica de São Pedro.
Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, Prevost tem ascendência francesa, italiana e espanhola. Estudou matemática e filosofia antes de se tornar missionário no Peru, em 1985.
Nomeado bispo de Chiclayo em 2015 por Francisco, ficou por lá até 2023, quando foi chamado para comandar o Dicastério dos Bispos no Vaticano.