
A missa de entronização do papa Leão XIV será celebrada em 18 de maio na Basílica de São Pedro, informou o Vaticano nesta sexta-feira (9). Robert Prevost foi anunciado como o novo Pontífice na quinta-feira (8), no segundo dia do conclave.
A celebração vai empossar e apresentar oficialmente o Papa aos fiéis, que estarão reunidos na Praça São Pedro. Há expectativa de que líderes mundiais e religiosos estejam presentes na missa, a ser realizada 10 dias após o anúncio do novo líder da Igreja Católica.
A Santa Sé também informou que o papa Leão XIV ainda não indicou nomes para os cargos da Cúria Romana — Secretaria de Estado do Vaticano. O Pontífice pediu um tempo para refletir, orar e dialogar.
Até que Leão XIV anuncie a sua decisão sobre os cargos, os secretários e autoridades nomeados por Francisco permanecem na Cúria Romana. A primeira audiência geral com o novo Pontífice está agendada para 21 de maio.
Primeira missa como papa

Um dia após ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV celebrou a primeira missa do seu pontificado nesta sexta-feira. O Pontífice conduziu a celebração na Capela Sistina, com a presença dos cardeais que o elegeram no conclave encerrado na quinta-feira (8).
Leão XIV conduziu a missa em inglês, italiano e alguns trechos em latim. O americano homenageou São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus, e pediu a bênção do santo para o seu pontificado.