
O exército de Israel anunciou neste domingo (18) que iniciou uma ampla operação terrestre no sul e no norte da Faixa de Gaza. A ofensiva ocorre após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ter prometido na semana passada que seus militares entrariam no território "com toda a força".
O comunicado divulgado por Israel diz que, até o momento, as tropas eliminaram dezenas de terroristas do Hamas e desmantelaram infraestruturas do grupo. Também informa que os soldados estão posicionados em pontos estratégicos dentro de Gaza.
"Até o momento, as tropas eliminaram dezenas de terroristas, desmantelaram sítios de infraestrutura terrorista acima e abaixo do solo e estão sendo atualmente posicionadas em locais-chave dentro de Gaza", disse a Força de Defesa de Israel (IDF) em uma publicação no X.
As movimentações ocorrem em paralelo às negociações por um cessar-fogo. O conflito se intensificou em 2023 após o ataque terrorista de 7 de outubro no território israelense, que deixou cerca de 1,2 mil mortos e 250 reféns.