
Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (23) em um ataque com faca na principal estação de trens de Hamburgo, no norte da Alemanha, informaram os bombeiros e a polícia local. Uma mulher, de 39 anos, foi detida.
Um porta-voz do Corpo de Bombeiros da cidade declarou à reportagem que o agressor deixou "três feridos leves, três graves e seis em estado crítico". Algumas vítimas foram atendidas em trens, segundo o jornal alemão Bild.
Conforme a polícia, a mulher, de nacionalidade alemã, não apresentou resistência e "atuou sozinha".
— Até agora, não temos indícios de que a mulher possa ter atuado por motivos políticos — declarou Florian Abbenseth, porta-voz da polícia local.
Segundo ele, está sendo investigada a possibilidade de que a suspeita tenha sofrido uma "emergência psiquiátrica"
A estação no centro de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, é um grande centro para trens locais, regionais e de longa distância.
A emissora pública regional NDR relatou que o ataque ocorreu pouco depois das 18h no horário local (13h de Brasília). Um trem de alta velocidade ICE com as portas abertas pôde ser visto na plataforma após o ataque.
A empresa de transporte ferroviário Deutsche Bahn disse que quatro trilhos da estação foram fechados por conta do ataque e alguns trens de longa distância foram atrasados ou desviados.
Nos últimos meses, a Alemanha foi sacudida por uma série de ataques violentos, que colocaram as questões de segurança em primeiro plano.
No fim de semana passado, quatro pessoas ficaram feridas em um ataque com arma branca em Bielefeld, no oeste do país. O suposto agressor é um sírio de 35 anos, preso pelas autoridades, que suspeitam de um atentado islamista.