
Cardeais já estão reunidos para participar do conclave, que ocorre entre os dias 7 e 11 de maio na Capela Sistina, no Vaticano.
O processo, que começa após os atos de despedida de Francisco, que morreu no dia 21 de abril, envolve sigilo absoluto.
O Colégio de Cardeais conta com oito brasileiros atualmente. Sete deles estão aptos a participar da escolha do novo pontífice.
Religiosos já estão em Roma, onde participam de reuniões preparatórias conhecidas como “congregações gerais”, nas quais discutem o estado da Igreja e perfis desejáveis para o próximo pontífice.
O Colégio de Cardeais conta com 252 membros registrados, de diversas nacionalidades. Devido à limitação de idade, apenas 135 respeitam os critérios para participar do conclave — dos quais 120 deverão ser selecionados pelo cardeal camerlengo para participar do processo de escolha.

Cardeais brasileiros aptos a participar do conclave
A Santa Sé estabelece que cardeais com 80 anos ou mais não podem votar para escolher o novo papa, o que exclui o cardeal mineiro dom Raymundo Damasceno Assis, 88 anos, do conclave.
Assim, são sete os cardeais que participarão da votação. Confira a seguir.
Dom Jaime Spengler
Nomeado cardeal pelo papa Francisco em 7 de dezembro de 2024, dom Jaime Spengler é arcebispo de Porto Alegre desde 2013 e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Natural de Gaspar, em Santa Catarina, ele se considera um "cataúcho", devido à origem catarinense e a vida que estabeleceu no Rio Grande do Sul.
Dom Jaime Spengler cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo este último no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.
Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar.
Dom Paulo Cezar Costa
Também nomeado por Francisco, dom Paulo Cezar Costa tornou-se cardeal em agosto de 2022. Nascido em Valença, no Rio de Janeiro, o religioso tem 57 anos, sendo o mais novo entre os cardeais brasileiros com direito a voto.
Dom Paulo Cezar Costa é arcebispo de Brasília (DF) desde outubro de 2020. O cardeal é mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.
Além do compromisso com a Igreja Católica, também lecionou no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) e organizou a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de Salvador, dom Sergio da Rocha é considerado o "primaz" — principal religioso do Brasil por comandar a igreja mais antiga do país. Ele foi nomeado cardeal em novembro de 2016, também pelo papa Francisco.
Atualmente com 65 anos, dom Sergio da Rocha nasceu em Dobrada, em São Paulo. Antes de comandar a Igreja Católica na capital baiana, foi arcebispo de Brasília e também presidiu a CNBB, entre 2015 e 2019. Além disso, lecionou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo.
Dom Sergio da Rocha é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Dom Orani João Tempesta
Nomeado cardeal em fevereiro de 2014 por Francisco, dom Orani João Tempesta é arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e responsável pela diocese da capital fluminense. O religioso tem 74 anos.
Nascido em São José do Rio Pardo, em São Paulo, dom Orani João Tempesta foi monge e estudou na Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Líder da Arquidiocese de Manaus desde 2019, dom Leonardo Ulrich Steiner foi nomeado cardeal em 2022 — também pelo papa Francisco. Catarinense, nasceu em Forquilhinha e tem 74 anos.
O cardeal é mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Ateneu Antoniano, em Roma. Lecionou na Faculdade de Filosofia Bom Jesus, em Santa Catarina.
Dom Odilo Pedro Scherer
Nomeado cardeal pelo papa Bento XVI em 2007, dom Odilo Pedro Scherer é gaúcho, natural de Cerro de Largo, nas Missões. Foi especulado para assumir a Santa Sé em 2013, durante o conclave que nomeou Jorge Mario Bergoglio como pontífice.
É arcebispo de São Paulo desde 2007, mas renunciou ao cargo no último ano, ao completar 75 anos. No entanto, na época, Francisco pediu que ele seguisse por mais dois anos à frente da Arquidiocese de São Paulo.
É mestre em Filosofia e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Dom João Braz de Aviz
Arcebispo emérito de Brasília, foi nomeado cardeal por Bento XVI em 2012. Nascido em Mafra, em Santa Catarina, ele tem 77 anos.
Dom João Braz de Aviz estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Em 2011, foi nomeado por Bento XVI como prefeito da congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
Dom Raymundo ficou de fora

Aos 88 anos, Dom Raymundo Damasceno Assis não participará do conclave. Ex-arcebispo de Aparecida (SP) e ex-presidente da CNBB, foi um dos cardeais brasileiros mais influentes durante o pontificado de Bento XVI.
No conclave de 2013, foi eleitor de Francisco, mas agora está acima da idade limite de 80 anos.
Como funciona a escolha do papa
O conclave é um rito milenar em que os cardeais se reúnem para eleger o novo pontífice. O processo ocorre na Capela Sistina, sob absoluto sigilo.
Os participantes são mantidos incomunicáveis, hospedados na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano.
A eleição exige maioria de dois terços dos votos. A cada rodada de votação sem consenso, o processo é repetido até que se atinja o número necessário.
Ao final, a tradicional fumaça branca indica ao mundo que um novo papa foi escolhido. A expectativa é de que o sucessor de Francisco seja anunciado ainda em maio.