O presidente da França, Emmanuel Macron, indicou o líder dos centristas François Bayrou para o cargo de primeiro-ministro, dias após a Assembleia Nacional derrubar o premiê anterior, Michel Barnier, em meio ao impasse sobre o orçamento do ano que vem.
Bayrou irá substituir o conservador Michel Barnier, de 73 anos, que renunciou ao cargo após perder apoio no parlamento por uma moção de desconfiança no dia 5 de dezembro.
Agora, Bayrou tem o desafio de reunir maioria parlamentar que impeça sua queda. Ele é conhecido por ser um negociador capaz de convergir opiniões diversas.
Nesta sexta-feira, após o anúncio, a esquerda já se disse contrária à nomeação. Por ter vencido as eleições, o grupo quer um nome esquerdista e afirmou que vai barrar o governo de Bayrou no parlamento.
Quem é François Bayrou
François Bayrou, de 73 anos, é uma figura veterana na política francesa. Líder do partido Movimento Democrático, Bayrou foi ministro da Educação durante parte das gestões dos presidentes François Mitterrand e Jacques Chirac na década de 1990.
Anos depois, seria ministro da Justiça por pouco mais de um mês no começo do governo de Macron.