O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu na manhã desta sexta-feira (29) o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi.
Orsi é da Frente Ampla, uma aliança das forças de esquerda do Uruguai. Ele também é considerado um pupilo do ex-presidente do país José Mujica, um dos políticos estrangeiros mais próximos a Lula.
A vitória de Orsi foi celebrada pelo governo brasileiro, por marcar o retorno da esquerda ao poder no país vizinho, em meio ao radicalismo do argentino Javier Milei e às dificuldades enfrentadas por esse espectro em outras nações da região — como a Bolívia, que vive uma divisão entre o atual presidente Luís Arce e Evo Morales.
Lula já havia conversado com Orsi por telefone, no dia seguinte às eleições, para parabenizá-lo. Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o brasileiro disse que pretende encontrar Orsi durante a cúpula do Mercosul, que será realizada no Uruguai nos próximos dias 5 e 6 de dezembro.
O brasileiro também já havia usado suas redes sociais para parabenizar o presidente eleito. Escreveu que se tratava de uma vitória de toda a América Latina.
"Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional", escreveu Lula em uma rede social.