A vacinação contra a covid-19 na Europa começará no próximo dia 27 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por meio de postagem em rede social.
"Chegou o momento da Europa. Em 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação começará na União Europeia. Nós protegeremos nossos cidadãos juntos. Juntos somos mais fortes", escreveu.
Na quarta-feira (16), Ursula já havia afirmado que o plano era iniciar a vacinação "assim que possível", com todos os 27 membros do bloco começando a imunização simultaneamente.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), órgão regulador da UE, antecipou para a próxima segunda-feira (21) a reunião que avaliará a aprovação para uso emergencial da vacina desenvolvida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech.
Paralelamente, Reino Unido e Estados Unidos já começaram a vacinar, uma situação que provocou a impaciência de países como a Alemanha, que desejava iniciar uma campanha antes do Natal.
As normas europeias permitem que os países adotem individualmente decisões sobre o início de campanhas de vacinação, mas a UE prefere uma ação unificada para evitar que algumas regiões fiquem atrasadas.