
Porto Alegre deu as boas-vindas a 2026 com uma grande festa no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia.
A celebração da virada, que teve entrada franca, começou início às 17h de quarta-feira (31) e seguiu até às 3h da madrugada, com shows, estrutura de alimentação e reforço na segurança.
Segundo Clóvis André Silva, gestor de políticas públicas culturais e um dos organizadores, o comportamento do público seguiu o padrão de outros anos, com maior concentração prevista para o fim da noite.
Famílias e clima de confraternização
Entre os que escolheram passar a virada no parque estava o cozinheiro Fabiano Souza, 46 anos, morador do bairro Passo D'Areia, que veio acompanhado da esposa, Mara, e de familiares. Para eles, era a primeira vez no Réveillon público da Capital.
— A família quis se reunir e achamos que aqui estava melhor. Para 2026, a gente só espera mais amor no coração e empatia pelo próximo — desejou.
De Viamão, o autônomo Marlon Andrade, 34 anos, também chegou cedo ao parque com os filhos, os pais e os irmãos.
— A gente veio em família para aproveitar e ver os fogos — disse.
Já o assessor legislativo Márcio, 47 anos, veio da região da Campanha com a esposa e a filha. A escolha por Porto Alegre levou em conta o custo da viagem.
— Queríamos sair um pouco e acabamos optando por estar aqui. Olhamos praia, mas estava tudo muito caro. Já temos viagem reservada para o Carnaval, então viemos para uma alternativa de menor custo — explicou.
Shows da virada
O show de Di Ferrero foi um dos mais aguardados da noite. Ele se apresentou horas antes da virada. Com ligação antiga com Porto Alegre, onde viveu parte da infância, o cantor destacou que apresentações de Réveillon têm um significado diferente, tanto pela carga simbólica do momento quanto pela relação direta com o público.
— É outro tipo de show, outra energia. Está todo mundo naquele momento reflexivo, fechando um ciclo e querendo começar o ano bem — afirmou.
Para a apresentação no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, Di Ferrero preparou um repertório diferente do habitual, com versões adaptadas para a virada. O setlist misturou músicas da carreira solo, clássicos do NX Zero e surpresas inspiradas em projetos paralelos, como o bloco de Carnaval Se Fui Triste, Não Me Lembro.
Programação
Ao longo da noite, a ordem dos shows passou por ajustes, com inversão entre as apresentações de Lucas & Felipe e Renato Borghetti em relação à programação inicial divulgada pela organização.
Músicos do projeto Samba 90 graus foram os responsáveis pela contagem regressiva da virada, seguida pela queima de fogos.
A festa contou com food trucks, restaurantes do parque em funcionamento, posto médico, ambulância, banheiros químicos e reforço na segurança, com atuação da Guarda Civil Metropolitana, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes privadas.

