
Dois aviões da Esquadrilha da Fumaça colidiram no ar enquanto realizavam manobras de treinamento na manhã desta quarta-feira (30). Uma das aeronaves caiu, em Santa Rita do Passa Quarto, no interior de São Paulo.
A Academia da Força Aérea Brasileira informou que o piloto conseguiu ejetar da aeronave antes do impacto com o solo, segundo o g1. Ele passa por avaliações médicas no momento. Ninguém ficou ferido.
O acidente ocorreu por volta das 10h30min. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo informou que a aeronave caiu "nos fundos da Usina Santa Rita" e havia informações sobre fogo.
A aeronave que caiu é um A-29 Super Tucano, que pertence ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) — popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça. As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Modelo
Fabricada pela Embraer, a A-29 Super Tucano é uma aeronave exclusiva de operações militares. Com espaço para um único tripulante e nenhum passageiro, costuma ser utilizada para o treinamento de pilotos da FAB.
Conforme a Embraer, o A-29 Super Tucano "oferece alto desempenho em ataque leve, reconhecimento armado e treinamento tático".
Na velocidade máxima, pode chegar a 690 km/h.



