
Imagens registradas na manhã desta quarta-feira (18) em Três Coroas e Igrejinha mostram a rápida elevação do Rio Paranhana. Nos vídeos, captados pelo Observatório Heller & Jung, é possível ver o avanço expressivo das águas em poucas horas entre a madrugada e o início da tarde.
Em Três Coroas, o registro foi feito na ponte da Avenida Santa Maria, no Centro do município. Já em Igrejinha, a elevação do rio foi observada na ponte da Rua 1º de Junho, também na região central da cidade.
Veja o vídeo:
Comparativo dos níveis do Rio Paranhana:
- Três Coroas:
• Às 5h: 73cm
• Às 12h40: 3m - Igrejinha:
• Às 2h: 1m21cm
• Às 12h40: 4m16cm
A chuva impacta o nível dos principais rios do Estado. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), os pontos de medições que apresentam maior elevação estão concentrados nos vales do Caí e Taquari. Os corpos hídricos da Região Metropolitana e Vale do Sinos também apresentaram aumento no nível, mas estão abaixo da cota de alerta.
Chuvas castigam o RS
O Rio Grande do Sul enfrenta dias de forte instabilidade desde segunda-feira (16). A chuva intensa e persistente, com acumulados que ultrapassam os 100 milímetros em algumas regiões, já provoca mortes, alagamentos, bloqueios em estradas, queda de pontes e árvores, além da retirada emergencial de moradores de áreas de risco. Em diversos municípios, as aulas foram suspensas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, 51 municípios já relataram ocorrências relacionadas ao mau tempo. Cerca de mil pessoas estão em abrigos e 1.336 estão desalojadas. Duas mortes foram confirmadas e uma pessoa segue desaparecida.
Alertas
O RS está sob dois alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sendo um de "grande perigo" para a região das Missões e o centro do Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta de "grande perigo" para alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente nas Missões e no centro do Estado.
Há, ainda, alerta de "perigo potencial" para a região da divisa com Santa Catarina. Nesses locais, o acumulado de chuva pode chegar a 50 milímetros e os ventos a 60 km/h. A chuva deve persistir, pelo menos, até quinta-feira (19).