
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixa 6.016 pessoas fora de casa, conforme o último boletim divulgado nesta sexta-feira (20) pela Defesa Civil estadual. São 4.011 desalojados, que estão em residências de amigos ou familiares, e outras 2.005 pessoas em abrigos.
No balanço anterior, da tarde de quinta-feira (19), eram cerca de 4.570. A quantidade de municípios que registraram danos também aumentou, passando de 91 para 98.
Entraram na lista de atingidos os municípios de Cacequi, Fontoura Xavier, General Câmara, Humaitá, São Francisco de Assis, Sapucaia do Sul e Pareci Novo. Em Cacequi, na Região Central, são 200 desabrigados e 200 desalojados.
Em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, onde ocorreu a terceira morte em decorrência da chuva, há diversos pontos de alagamentos. O município contabiliza três desabrigados e uma pessoa desalojada.
Em São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste, são 44 desalojados, danos em estradas e pontes. Em General Câmara, 40 pessoas estão fora de casa e a preocupação está nos arroios fora dos leitos.
De acordo com o governo do Estado, apenas Jaguari permanece com o decreto de calamidade pública reconhecido.
Já a situação de emergência foi validada em oito municípios: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma, Cruzeiro do Sul, Passa Sete, São Sebastião do Caí e Cacequi.