
O incêndio no balão de ar quente que transportava 21 pessoas e caiu neste sábado (21), em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, começou no cesto da aeronave, segundo o piloto, Elvis Crescêncio. A informação foi repassada pela defesa de Crescêncio, que também representa a empresa responsável pelo voo, Sobrevoar.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o advogado Clóvis Raupp Scheffer afirmou que o piloto que sobreviveu a tragédia relatou às autoridades que as chamas começaram no fundo do cesto, quando o balão estava a cerca de 200 metros de altura.
— Uma chama começou no chão do cesto e se alastrou muito rapidamente. O piloto tentou, de várias formas, apagar o fogo, mas não conseguiu — relatou o advogado.
Sem conseguir controlar o incêndio, o piloto decidiu tentar um pouso de emergência. Segundo o advogado, ele teria orientado os passageiros a pularem assim que o balão tocasse o solo.
— As pessoas que conseguiram pular foram as que sobreviveram. Infelizmente, oito não conseguiram sair a tempo — disse Scheffer.
Após a saída de 13 pessoas, o cesto ficou mais leve e o balão voltou a subir. Os outros oito, que não conseguiram descer, não sobreviveram a tragédia.
De acordo com o advogado, o balão era novo, com somente seis meses de uso, e a aeronave tinha capacidade para 24 passageiros. Na ocasião, levava 21 pessoas.
Ele ainda afirmou que o voo ocorria dentro das normas estabelecidas, e que a Sobrevoar tinha todos as documentações necessárias e protocolos em dia.
Oito pessoas morreram
O acidente com um balão de ar quente na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, deixou pelo menos oito mortos e mobilizou equipes de resgate e segurança na região. A aeronave pegou fogo ainda no ar e caiu em uma área rural da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 13 pessoas sobreviveram à queda. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, confirmou as mortes de:
- Andrei Gabriel de Melo
- Everaldo da Rocha
- Fabio Luiz Izycki
- Janaina Moreira Soares da Rocha
- Juliane Jacinta Sawicki
- Leandro Luzzi
- Leane Elizabeth Herrmann
- Leise Herrmann Parizotto
Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, informou, em nota, que recebeu cinco pacientes vítimas do acidente. Entre eles, estão dois homens e três mulheres.
Dois dos feridos tiveram queimaduras leves de segundo grau. Os outros três apresentaram escoriações e queixas de dor devido ao impacto da queda. Nenhum dos sobreviventes sofreu fraturas ou lesões consideradas graves.
*Produção: Camila Mendes da Rocha