
Conhecido como Léo César, o narrador esportivo Leopoldo Schroeder morreu aos 98 anos na noite de quarta-feira (11). A informação foi confirmada pela Associação de Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc), que o classificou como "um dos pioneiros da comunicação em Joinville".
Schroeder fez carreira nas rádios Difusora e Colon, ambas em Joinville. Com voz marcante, narrou diversos eventos esportivos importantes de Santa Catarina, especialmente de futebol.
Léo César estreou na locução em uma partida entre Avaí e América pelo Campeonato Catarinense, segundo o site Aconteceu em Joinville. Ele também contou a trajetória que levou o Caxias, equipe que posteriormente juntou-se ao América e deu origem ao Joinville Esporte Clube (JEC), ao bicampeonato estadual, em 1954 e 1955.
Outro feito marcante foi a narração dos dois únicos jogos de Pelé em Joinville, em 1957. Na ocasião, o Rei do Futebol tinha apenas 16 anos e visitou a cidade catarinense com o Santos para enfrentar o América e a Seleção Joinvilense.
A causa da morte de Léo César não foi divulgada. Ele foi sepultado na quinta-feira (12), em Joinville.