Mais de mil moradores de Jaguari, na Região Central, precisaram sair de suas casas devido à cheia do rio, nesta terça-feira (17). Quatro famílias ficaram ilhadas no interior e foram resgatadas com auxílio de helicóptero. Os moradores estão sendo acolhidos em seis abrigos municipais.
A Defesa Civil do Estado afirma que há, pelo menos, 600 pessoas desalojadas e 600 desabrigadas.
A Defesa Civil local informou que mais de 200 residências foram totalmente afetadas. Os bairros mais atingidos são Sagrado Coração de Jesus, Rivera e Nossa Senhora Aparecida.
O rio Jaguari está em 13 metros, quando o normal é seis. Espera-se que o nível suba ainda mais nas próximas horas.
A orientação é para que as pessoas evacuem áreas próximas ao rio. Segundo o prefeito Igor Rosa Tambara, o município vai decretar situação de emergência ainda nesta terça:
— A situação é preocupante e a perspectiva não é boa. Se a previsão se cumprir, teremos a maior enchente da história de Jaguari. Estamos orientando todos moradores da área próxima ao rio a deixarem suas residências a tempo. O município já está com dois decretos de emergência ativos, um devido à seca e outro por conta da enchente de maio deste ano. Outro decreto será assinado ainda hoje (terça).