
Na manhã deste sábado (21) um balão com 21 pessoas incendiou no ar e caiu, em Praia Grande, Santa Catarina. Segundo informação preliminar, oito pessoas morreram.
Acidentes com balão não são incomuns, mesmo o transporte sendo considerado seguro.
Nesta mesma semana, no domingo (15), outro acidente com balão foi registrado em Capela do Alto, em São Paulo. A bordo do veículo estavam 35 pessoas. Uma mulher de 27 anos morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas.
Relembre outros acidentes com balão no Brasil
São Paulo
Em maio de 2022, um balão com nove pessoas caiu entre Porto Feliz e Boituva, zona rural no interior paulista.
De acordo com os bombeiros, três pessoas tiveram ferimentos leves e uma ficou em estado grave. Entre os feridos estão o piloto do balão e um fotógrafo.
Segundo uma perícia realizada, o balão se chocou com o solo duas vezes.
Praia Grande

Em janeiro de 2023, três pessoas ficaram feridas após um balão atingir um fio de eletricidade durante uma tentativa de pouso, o que causou o rompimento de um primeiro cabo de sustentação entre a cesta onde os tripulantes ficam e o restante da aeronave.
Já na segunda tentativa de descida, houve o acidente maior: a estrutura do balão chocou-se contra uma rede elétrica e acarretou no rompimento completo dos cabos, o que gerou uma queda do cesto de aproximadamente 10 metros de altura.
Devido ao impacto, os tripulantes da aeronave sofreram múltiplas fraturas. Não houve mortes.
No mesmo ano, em abril, um outro acidente. Um balão com nove pessoas caiu na divisa entre Praia Grande, Santa Catarina, e o município de Mampituba, no território gaúcho.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas, enquanto o restante teve apenas ferimentos leves.