
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta quinta-feira (26) para chuva forte e intensa acompanhada de raios e granizo no Estado entre a noite de sábado (28) e o início de domingo (29). As regiões Noroeste, Centro-Norte, Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte devem ser atingidas. A maior parte da chuva prevista deve ocorrer em 12 horas.
Na noite desta quinta-feira (26), a chuva segue fraca no Estado devido ao avanço de uma frente fria — os acumulados estão abaixo de 20 milímetros. Já na sexta-feira (27), o tempo firme deve predominar, devido ao sistema de alta pressão.
No sábado (28), a previsão é de chuva intensa na metade norte, nas Missões, no Centro e na Região Metropolitana. Os acumulados variam entre 50 mm e 90 mm nas regiões Noroeste, Norte, Serra, Metropolitana, Vales e Litoral Norte, podendo atingir os 100 mm.
Durante a madrugada e manhã de domingo (29), o fluxo de umidade aliado à formação de um ciclone extratropical próximo à costa favorece a chegada de chuva persistente, que deve variar de forte a intensa. Ela também deve ser acompanhada de raios e temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h.
Conforme a Defesa Civil, os acumulados variam entre 50 mm e 80 mm por dia nas Missões, no Noroeste, no Centro-Norte, na Região Metropolitana e na Serra, podendo chegar, pontualmente, aos 100 mm por dia nos Vales e no Litoral Norte.
Atenção aos rios
A Defesa Civil ainda alerta para risco hidrológico nos rios do Estado. Há possibilidade de cheias e inundações de arroios e pequenos rios, além de elevação em rios maiores que devem seguir com variações no nível da água. Veja a situação dos rios no Estado:
- Uruguai: está acima da cota de inundação entre São Borja e Uruguaiana, com tendência de lenta elevação
- Ibicuí: está acima da cota de inundação nas estações de Manoel Viana e Passo Mariano Pinto, com tendência de declínio
- Jacuí: está acima da cota de inundação entre Cachoeira do Sul e o Delta do Jacuí, com tendência de declínio
- Caí, Sinos e Gravataí: apresentam níveis altos em suas cidades devido ao efeito dos níveis altos do Guaíba, dificultando a vazão
- Guaíba: se encontra acima da cota de inundação na região das ilhas e no Cais Mauá e em cota de alerta na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, em lento declínio. Esse cenário deve se manter no decorrer dos próximos dias devido a mudança de direção dos ventos, dificultando o escoamento
- Lagoa dos Patos: deve seguir com níveis elevados devido ao escoamento da cheia do Guaíba
Segundo a Defesa Civil, há condições de inundação nos seguintes locais:
- Ibicuí (Manoel Viana e Itaqui);
- Uruguai (São Borja a Uruguaiana);
- Jacuí (Dona Francisca, Cachoeira do Sul até o delta do Jacuí);
- Pardo e Pardinho, Taquari (Encantado a Taquari);
- Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro);
- Paranhana (Igrejinha a Taquara);
- Sinos (Campo Bom, São Leopoldo até o delta do Jacuí);
- Gravataí (Alvorada e Gravataí) ;
- Guaíba (região das ilhas e cais de Porto Alegre).


