
O gerador de energia elétrica da casa de bombas responsável por escoar a água do bairro Mathias Velho, em Canoas, foi flagrado parcialmente submerso por conta da chuva durante parte da manhã. Com isso, a unidade acabou inoperante por mais de 30 minutos durante a manhã.
Por volta das 11h40min, os motores da casa de bombas foram religados. O gerador de energia elétrica da unidade ficou parcialmente submerso devido à chuva e seu disjuntor "desarmou".
A casa de bombas número 6 fica na Avenida Dique e foi tomada pela água durante a manhã. Ela é responsável por escoar a água de boa parte do bairro Mathias Velho, um dos mais afetadas de Canoas durante a enchente de maio de 2024.
No local, a reportagem notou que havia diesel vazando do gerador submerso. Uma equipe da RGE chegou para realizar a manutenção do aparelho por volta das 11h17min. Até as 11h30min, a casa de bombas seguia sem funcionar e não haviam representantes da prefeitura de Canoas no local.
Moradores deixam casas em Canoas
Mais cedo, moradores do bairro deixaram suas casas devido ao alagamento das ruas. Conforme a Defesa Civil, há 89 pessoas desalojadas e 28 desabrigadas em Canoas.
— Saímos de casa porque alagou tudo, perdemos tudo de novo. Estou eu, minha esposa e minha nenezinha — conta o trabalhador autônomo André Wagner Trindade que, acompanhado da esposa, carregava a filha no colo enquanto andava por uma rua com a água na altura da canela.