
O município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, foi castigado pelas chuvas na noite desta terça-feira (17) e na madrugada de quarta (18). A prefeitura estima que cerca de 400 pessoas estejam fora de casa. Destas, 147 estão no Pavilhão da Oktoberfest, que também abriga animais de estimação, e 26 estão no ginásio do bairro Rauber. Outras estão em casas de parentes e amigos.
Na manhã desta quarta, muitos pontos da cidade já estavam com a água baixando. Na maioria dos casos, o problema foi o excesso de chuvas que causou os alagamentos que bloquearam ruas e invadiram casas.
No centro do município, o muro de uma empresa desabou e uma árvore de grande porte foi derrubada.
Bairro Navegantes tem acesso difícil
O principal problema segue sendo no bairro Navegantes, nas margens do rio Pardinho. Não é possível acessar o local com veículos menores, apenas com caminhão ou embarcações.
O Exército está dando apoio às famílias que decidiram permanecer no bairro e ajudando aquelas que dormiram fora e querem retornar a sua residência. A orientação é que a população permaneça fora por conta do risco das chuvas seguirem nos próximos dias.
Já no bairro Rauber, há risco de transbordamento do Arroio das Pedras.
Doações como roupas e itens de higiene estão sendo entregues no Pavilhão da Oktoberfest. A prefeitura está pedindo principalmente roupa íntima, roupa confortável, roupas de inverno, sabonete, xampu e fralda.