
Quatro das oito pessoas que morreram no acidente com um balão em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, foram encontradas carbonizadas dentro do cesto da aeronave, informou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, tenente-coronel Zevir Cipriano Júnior.
Segundo a Polícia Civil, o balão teria começado a pegar fogo ainda no ar, forçando o piloto a realizar uma descida de emergência. Próximo ao solo, o piloto teria orientado os passageiros a pularem. Ao todo, 13 pessoas, incluindo o piloto, conseguiram deixar a aeronave, mas momentos depois, com o alastramento do fogo, ela voltou a subir.
— Nós vamos precisar fazer a partir daí exames de DNA com relação às últimas pessoas que acabaram ficando no cesto e acabaram sendo queimadas ali, abraçadas. Inclusive uma cena muito triste — disse o delegado-chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
As oito vítimas que morreram foram as que permaneceram dentro do balão que chegou a uma grande altitude.
Entenda
O acidente aconteceu na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, e mobilizou equipes de resgate e segurança na região. A aeronave pegou fogo ainda no ar e caiu em uma área rural da cidade. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, confirmou as mortes de:
- Andrei Gabriel de Melo
- Everaldo da Rocha
- Fábio Luiz Izycki, 42
- Janaina Moreira Soares da Rocha
- Juliane Jacinto Sawicki, 36 anos
- Leandro Luzzi
- Leane Elizabeth Herrmann
- Leise Herrmann Parizotto
Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, informou, em nota, que recebeu cinco pacientes vítimas do acidente. Entre eles, estão dois homens e três mulheres.
Dois dos feridos tiveram queimaduras leves de segundo grau. Os outros três apresentaram escoriações e queixas de dor devido ao impacto da queda. Nenhum dos sobreviventes sofreu fraturas ou lesões consideradas graves.
Empresa se manifesta
A Sobrevoar Serviços Turísticos, responsável pelo balão que caiu se manifestou sobre a tragédia. A empresa divulgou uma nota em seus canais de comunicação comentando o acidente que deixou oito mortos nesta manhã.
No comunicado, a prestadora destaca que cumpre "todas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação (ANAC)", e que o piloto, que "possui ampla experiência", "adotou os procedimentos indicados" para tentar salvar todos os passageiros a bordo.