
Correção: o bloqueio é causado devido à elevação no nível do Rio Jacuí, diferentemente do publicado entre 5h01min e 11h38min desta quarta-feira (25). O texto foi ajustado.
O acesso a Eldorado do Sul pela BR-290, na altura do km 107, no sentido Interior-Capital, está totalmente bloqueado desde o início da manhã desta quarta-feira (25).
A interrupção no trânsito se deve à elevação no nível do Rio Jacuí, que avança sobre a pista. O tráfego no ponto está interrompido por cones e não há previsão de liberação. Ao longo da manhã, mais ruas da cidade foram tomadas pela água.
Para chegar a Eldorado, a orientação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é seguir em frente pela rodovia até o Posto Rota e utilizar a via lateral para acessar o município com segurança.
Já quem vem do Interior ou do outro lado da cidade precisa utilizar o viaduto que passa por baixo da BR-290, que está com grande acúmulo de água, o que obriga o condutor a trafegar com uma velocidade reduzida.
Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil do município, 1.623 pessoas estão fora de casa sendo 1.337 em casas de parentes ou amigos e 286 abrigados no ginásio Eliseu Quinhones.
Ao todo, são 12 bairros afetados: Bom Retiro e Parque Eldorado (ambos já normalizados), Chácara, Assentamento Integração Gaúcha (Irga), Cidade Verde, Vila da Paz, Itaí, Sol Nascente, Sans Souci, Centro, Loteamento e Medianeira.
Uma tenda da Defesa Civil foi instalada no centro da cidade, próximo aos bairros Cidade Verde e Vila da Paz, para auxiliar moradores que precisam sair de casa. A remoção é feita com veículos maiores ou maquinários. O órgão estima que o nível do Rio Jacuí estabilize em breve, mas há preocupação, já que a chuva pode retornar nos próximos dias.