Criado de forma emergencial para receber cães resgatados na enchente de maio do ano passado, o Abrigo Municipal Palmira Gobbi, em Canoas, será fechado até 20 de julho. A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, junto com voluntários.
Segundo a veterinária Camila Schmitz, que é uma das fundadoras do local, 66 cachorros ainda estão disponíveis para adoção. Desde 4 de maio de 2024, a iniciativa acolheu 2,2 mil animais.
De acordo com Camila, o espaço — localizado na Avenida Farroupilha, 8.001, no bairro São José —, tem estrutura provisória, não havendo banheiro ou encanamento de água para os funcionários. Outro fator que contou para a definição foi uma obra nos arredores que está gerando barulho excessivo.
Conforme a prefeitura, a prioridade agora é garantir que os animais encontrem lares definitivos antes da desmobilização do espaço. Para isso, serão realizadas feiras de adoção em 21 e 22 de junho, das 10h às 16h, no próprio abrigo.
Interessados em adotar devem apresentar documento com foto, comprovante de residência e preencher um formulário com informações sobre o ambiente onde o animal viverá. O processo busca assegurar que os adotantes tenham condições adequadas de oferecer cuidado, segurança e afeto. São aceitos tutores de outros municípios e Estados.
Os cachorros que não forem adotados até o encerramento serão transferidos para a sede da secretaria (Avenida Boqueirão, 1.985, bairro Igara), que passa por uma ampliação para essa recepção.
Informações sobre adoções no Palmira Gobbi
- Telefones: (51) 99461-8282 / 3429-2924
- WhatsApp: (51) 99138-5613
Porto Alegre ainda tem 245 animais
Um ano após a enchente, o Gabinete da Causa Animal de Porto Alegre ainda conta com 225 cães e 20 gatos albergados em abrigos pagos pela prefeitura e em um mantido pelo município na Unidade de Saúde Animal Victoria. São realizadas feiras para adoção dos animais no último sábado de cada mês.
As informações podem ser conferidas pelo perfil no Instagram. O abrigo da prefeitura fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para adotar, é necessário levar documento com foto, comprovante de residência, guia ou coleira para cães e caixa de transporte para quem adotar gatos. Todos os animais estão castrados, vacinados, desverminados, microchipados e recebem atendimento veterinário vitalício.
Informações sobre adoções em Porto Alegre
- Telefone: 3289-3564
- WhatsApp: (51) 99575-9873
- E-mail: gp.causaanimal@portoalegre.rs.gov.br