
O jornalista José Francisco Vieira Schuster morreu em 10 de maio, aos 63 anos, em Porto Alegre. Ele nasceu em Pelotas, na Região Sul, e trilhou uma extensa carreira, com passagens por veículos do Rio Grande do Sul e Canadá.
O comunicador faleceu após uma parada cardíaca enquanto lutava contra uma pneumonia dupla, conforme o portal Coletiva.
Schuster era bacharel em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Estilo Jornalístico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e graduado pelo Sheridan College, em Oakville, no Canadá, em Jornalismo Canadense para Escritores Treinados Internacionalmente.
Ele passou pela redação de Zero Hora entre as décadas de 1980 e 1990, onde ficou lembrado por valorizar a profissão que exercia. Com voz imponente, apresentava-se como "jornalista Schuster" durante as entrevistas, o que chamava a atenção dos colegas, por não ser uma prática usual.
A jornalista Erika Hanssen define Schuster como um colega "agregador", com "identidade própria":
— Ele era um colega muito simpático, muito agradável, sempre disposto a ajudar e muito concentrado no trabalho que ele fazia.
Trajetória e vida no Canadá
Schuster também atuou no Correio do Povo e como assessor de imprensa no Rio Grande do Sul. Atualmente, residia em Toronto, no Canadá.
Por lá, atuou no Mississauga News e no Jornal de Toronto. Para manter contato com o Brasil, produzia os programas de rádio Fala, Brasil e Noites da CHIN-Brasil — este último ligado à estação de rádio CHIN.
Costumava retornar ao país para visitar os amigos e mantinha contato com os colegas. Pelotas, a sua cidade natal, era um de seus destinos frequentes nas visitas ao Rio Grande do Sul.
— Ele sempre mantinha contato, isso é bastante importante, ele mantinha contato com as pessoas daqui sempre. Às vezes, ele me ligava, ele mandava mensagem para a turma toda se encontrar. Quando vinha, ele ia para a terra natal dele. Ele agregava, acho que é essa a palavra, ele era um agregador — resume Erika.