
Está prevista para esta segunda-feira (19) visita do ministro das Cidades, Jader Filho, a Uruguaiana. Ele vai prestigiar a entrega de 441 moradias de dois setores do loteamento Dr. Olavo Rodrigues, um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O projeto beneficia a faixa 1 (famílias com renda bruta de até R$ 2.640) e foi viabilizado por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
O empreendimento começou a ser construído em 2018 e está bastante atrasado. A construção, prevista para ser concluída em março de 2022, foi interrompida em julho daquele ano, durante o governo Jair Bolsonaro, em razão da saída da empresa executora da obra. Após a desistência, uma nova licitação foi feita em dezembro daquele ano. As obras foram retomadas em 2023, no governo Lula, e concluídas agora, após intensas negociações entre prefeitura, Caixa Econômica Federal e União.
Metade das 441 moradias inauguradas nesta segunda-feira (19) se destina a famílias ribeirinhas que costumam sofrer com as enchentes na Fronteira Oeste. Ao todo, o conjunto habitacional Olavo Rodrigues prevê construção de 996 casas populares no bairro União das Vilas. O investimento foi orçado, pela União, em R$ 33 milhões.