O presidente Lula se manifestou no começo da manhã desta terça-feira (5) sobre a situação vivida no Rio Grande do Sul depois da chuva que atingiu o Estado. Diversos munícipios do RS, como Arroio do Meio, Muçum e Encantado, estão embaixo d'água e com pessoas ilhadas, ainda no aguardo de resgate.
Em pronunciamento, o presidente afirmou que o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, virá ao Estado para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul. Lula garantiu que o governo federal está pronto para ajudar.
— Queria fazer o comunicado para o povo do Rio Grande do Sul que amanhã (quarta-feira) o ministro da Defesa vai ao Estado. Estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde tiver um problema, o governo federal estará lá para ajudar as pessoas a se salvar desses problemas. Nossa solidariedade. Peço a Deus que diminua a chuva pois as pessoas precisam ter tranquilidade para continuar vivendo bem, trabalhando e curtindo a vida, como é de direito a todo mundo — afirmou.
Foram registradas, até agora, cinco mortes decorrentes dos temporais, nas cidades de Estrela, Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. No Vale do Taquari, para fugir dos alagamentos, moradores têm aguardado resgate em cima de telhados ou nos forros das casas.
Em Muçum, a Defesa Civil municipal calculou que cerca de 80% da cidade estivesse embaixo d'água na noite passada. O nível da água está impedindo, inclusive, o acesso a municípios da região.