Um dos filhos da escritora Lya Luft morreu na tarde de quinta-feira (2) em Florianópolis. André Luft, 51 anos, estava surfando na Praia do Moçambique, no leste da ilha de Santa Catarina, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória.
O Arcanjo, helicóptero do Corpo de Bombeiros e do Samu, chegou ao local por volta do meio-dia. Conforme informações do tenente-coronel Diogo Losso, André já tinha problemas cardíacos e havia passado por um cateterismo recentemente, mas estava liberado para praticar esportes.
— Durante o surfe, ele passou mal e outro surfista o tirou da água. Infelizmente não tivemos sucesso na manobra de reanimação — relatou o comandante do Arcanjo.
Ainda na quinta-feira (2), Lya Luft, 79 anos, lamentou a perda do filho em seu perfil no Facebook: "Perdi hoje meu amado filho André Luft surfando em Floripa como tanto gostava. Sem palavras".
André era o filho do meio — tinha uma irmã mais velha, Susana, e Eduardo, o caçula. Ele deixa, ainda, a mulher, Mana Luft, e dois filhos, José Arthur e Jay, que estão estudando na Nova Zelândia.
Agrônomo, André Luft atuava como CEO na Agromoz, uma grande empresa de grãos, em Moçambique. Conforme uma amiga de Lya, ele estava passando alguns dias no Brasil, onde visitou Porto Alegre e Gramado com a família. Na quinta-feira, estava na casa que mantinha em Florianópolis.
O velório de André Luft será realizado no Crematório Metropolitano de Porto Alegre, na Avenida Professor Oscar Pereira, 584, bairro Azenha, a partir das 9h deste sábado (4). A cerimônia de despedida ocorrerá às 17h.