Uruguaiana segue sendo a cidade mais atingida pela chuva no Estado. Embora não chova pelo segundo dia consecutivo no município, o Rio Uruguai continua subindo 2 centímetros por hora, e alcançou 11m40cm na manhã desta terça-feira (6).
Esta é considerada a terceira maior cheia da história da cidade. Só perde para a maior, em 1983, quando o rio alcançou 13m83cm, e para a de 2014, que marcou 11m82cm.
Leia mais:
Em Uruguaiana, famílias estão em abrigo há quase uma semana devido à chuva
FOTOS: chuva tira famílias de casa em Uruguaiana
Sobe para 5 mil o número de pessoas fora de casa no RS
O vice-prefeito, Brasil Carus, que deixou a sua casa preventivamente no domingo, quando o Uruguai ainda marcava quase dois metros a menos, está assustado. A água que ontem estava na esquina, hoje já contorna a casa.
– Vamos torcer para que não chegue à cheia de 1983, quando eu era prefeito. Da marca de 2014, acho que não vamos escapar, essa enchente não vai ficar só no que está hoje – avalia Carus.
A prefeitura está mobilizada ainda retirando famílias de suas residências. Já são cerca de 1,6 mil pessoas fora de casa, sendo a maioria, mais de 1,3 mil, desalojadas (na casa de amigos ou parentes). Defesa Civil, Exército e Marinha estão mobilizados para ajudar a retirar móveis e evitar que as famílias percam o que lhe resta.
Acompanhe a cobertura da repórter Vanessa Kannenberg
COMO AJUDAR
A Defesa Civil Estadual está recebendo doações. Entre os itens mais pedidos, estão alimentos não perecíveis, roupas, colchões, lonas e produtos de higiene e limpeza. Quem quiser ajudar pode ligar para o número 199 e se informar sobre qual o local de coleta mais próximo.