Modificações em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeirinha estão causando confusão e boataria entre os moradores. A UBS Vila City, do Bairro City, fechou na quinta-feira passada para receber um centro odontológico. A equipe médica e os atendimentos serão centralizados na UBS Cohab, que fica a 650m do local, no Bairro Cohab.
Leia mais notícias sobre Cachoeirinha
Ao justificar a alteração, a prefeitura argumenta que não faz sentido ter UBSs tão próximas, sendo que cada uma delas atende, em média, 3,5 mil famílias, enquanto a média de atendimento das outras UBS do município é de 7 mil a 8 mil famílias. A mudança, porém, tem desagradado parte da população. Desde a semana passada, o DG tem recebido manifestações de moradores da cidade que temem dificuldades no acesso ao atendimento na atenção básica.
População teme golpe
A dona de casa Maria Bereci Silveira, 61 anos, que mora a duas quadras da UBS Vila City, reclama que a mudança ocorreu sem a prefeitura dar satisfações à comunidade:
- Temo que isso seja um golpe e que não venham dentistas. Poderiam ter ampliado o prédio para isso, tem espaço no terreno, mas não fechar o posto sem conversar com a gente. Para quem é idoso, é ruim caminhar até lá (UBS Cohab).
O aposentado Djalma Antônio de Almeida, 64 anos, que mora em frente à UBS Vila City, afirma que o atendimento no local - feito por pediatra, clínico-geral e ginecologista - sempre foi qualificado. Por isso, teme que o tempo de espera na UBS Cohab seja maior.
- Dor de dente não leva ninguém para o hospital, queremos médicos aqui - diz ele, que é hipertenso.
Contrários à decisão do governo municipal, moradores do Bairro City planejam fazer um protesto nesta terça-feira em frente à prefeitura.
Centro Odontológico em dois meses
A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeirinha alega que a estrutura da UBS Vila City é considerada pequena e que impossibilita a realização de atividades de diagnóstico e prevenção. Sem contar que não há espaço para realização de grupos educativos e sala para curativos.
De acordo com a promessa do prefeito Vicente Pires, a obra do Centro Odontológico, onde atuarão três equipes odontológicas, deve se iniciar em 15 dias e ser concluída em dois meses. O prefeito afirma que as mudanças estão sendo feitas para otimizar a utilização dos espaços de saúde e nega que sejam medidas para gerar economia.
Segundo ele, trata-se de uma "transferência" de atendimento e não fechamento de UBS.
Mais alterações a caminho
Outra alteração que ocorrerá é o fechamento da UBS Luís de Camões, do Bairro Bom Princípio, para a abertura de um Centro de Atendimento Geriátrico no mesmo local. Deve ser concretizada neste ano, mas ainda não há data definida.
Segundo o secretário de Saúde de Cachoeirinha, Amir Selaiman, os atendimentos desta UBS serão direcionados para a UBS Parque Matriz, no Bairro Parque Matriz, vizinho ao Bairro Bom Princípio.
Já a UBS Getúlio Vargas, do Bairro Vista Alegre, irá fechar uma sala de atendimento odontológico para ter mais uma sala de atendimento médico. A mudança ocorre porque na ESF Vista Alegre, nas proximidades, já existe atendimento odontológico.
Entenda o troca-troca
- A UBS Vila City passará a ser um Centro Odontológico com três equipes. O local foi fechado na quinta-feira passada é a promessa da prefeitura é de que seja reaberto com a readequações em dois meses.
- Recém reformada, a UBS Cohab centralizará o atendimento dos Bairros City e Cohab. O local terá três ginecologistas, dois pediatras, dois clínicos-gerais, além de dois enfermeiros e seis técnicos em enfermagem. A UBS Cohab está localizada na Rua Almirante Barroso, s/nº, e o telefone para contato é 3041-3490.
- A UBS Luís de Camões, do Bairro Bom Princípio, será readequada para um Centro de Atendimento Geriátrico. A mudança não tem data para ocorrer.
- A equipe médica e os atendimentos da UBS Luís de Camões serão direcionados a UBS Parque da Matriz, do bairro ao lado.
- A UBS Getúlio Vargas, do Bairro Vista Alegre, irá receber mais uma sala para atendimento médico. O atendimento odontológico do local passará a ser feito na ESF Vista Alegre.
Saúde
Entenda o troca-troca de postos que causa polêmica em Cachoeirinha
Fechamento de uma unidade de saúde desencadeou boataria no município. Prefeitura garante que as modificações serão para melhor.
Jeniffer Gularte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: