
A arquiteta e professora gaúcha Vanessa Bosenbecker, 29 anos, estava em frente ao albergue onde ficou hospedada na Cidade Velha, em Montevidéu, quando um rapaz passou e lhe arrancou a bolsa, levando celular, uma pequena quantia em dinheiro e seus documentos. Aborrecida com registro de ocorrência e outras burocracias policiais - além de ter tido prejuízo e perdido um dia de turismo -, ela não imaginava que, alguns dias mais tarde, o assalto que lhe rendeu até um machucado no pescoço iria se transformar em algum divertimento.
Aconteceu que seu celular - do modelo Samsung Galaxy S3 - estava sincronizado com o Dropbox, um aplicativo de armazenamento online de arquivos. Assim, as fotografias tiradas com a câmera do telefone móvel pelos supostos ladrões ou receptadores ficaram salvas no sistema, ao qual Vanessa teve acesso pelo computador.
- Entrei no Dropbox para baixar outros arquivos e deparei com dezenas de fotos de pessoas que eu não conhecia. Olhei as propriedades das imagens e vi que tinham sido feitas com meu celular roubado - conta.
Baseada em outra história semelhante, Vanessa criou o Tumblr ¿Donde están los ladrones? (referência a um álbum da cantora Shakira de mesmo nome) para divulgar as imagens, digamos, excêntricas que apareciam dia após dia na tela do seu computador. No Facebook, o site ganhou repercussão entre amigos e amigos de amigos - até chegar às autoridades uruguaias.
- Não tinha intenção nenhuma de reaver o celular, mas fiquei indignada ao ver as pessoas se divertindo com algo que era meu - diz a arquiteta sobre a ideia de publicar as fotos na web.
Sinais do Uruguai
Uma semana depois do assalto, os contatos do WhatsApp de Vanessa começaram a ser importunados com mensagens de um número uruguaio. Uma amiga da professora resolveu responder, enviando o link do Tumblr - que, a esta altura, já estava com mais de 500 seguidores.
Ao ver que suas fotos haviam caído na internet, uma moça chamada Geraldine Rosario escreveu a Vanessa: "Sou a menina que está com seu celular. Me venderam e não sabia que era roubado. Tenho o celular, mas nunca coloquei um chip, utilizo apenas câmera. Vi que tens acesso às fotos. Vou devolver o celular".
A arquiteta desconfiou, já que seus amigos estavam recebendo mensagens de um chip estrangeiro.
- Pedi para ela entregar na Delegacia da Cidade Velha, pois os policiais se encarregariam de me enviar. Ela disse que tinha problemas com a polícia e que preferia não se envolver com eles. Então pedi para ela colocar no correio, a cobrar mesmo, eu pagava aqui. Falou que não tinha tempo. Ficou difícil - relata Vanessa.
O trato feito com Geraldine é de que o Tumblr só sairia do ar quando Vanessa estivesse com o celular em mãos. Até lá, nada feito. Mas falta pouco: a polícia de Montevidéu encontrou a uruguaia em uma pensão na Cidade Velha, nesta segunda-feira. O celular já está na delegacia, pronto para ser remetido a Rio Grande, no sul do Estado, onde Vanessa trabalha. Ainda não se sabe o que vai acontecer com a moça que protagoniza as fotos - e que conseguiu divertir muita gente com suas poses sensuais.
- Não recuperei o dinheiro, mas tive acesso a um material muito mais valioso - brinca.