A popularização dos smart- phones e a descoberta dos tablets pelo consumidor brasileiro têm elevado o acesso a serviços bancários por meio de dispositivos móveis.
O uso do mobile banking cresceu 49% no país no ano passado, conforme pesquisa da Federação Brasileira dos Bncos (Febraban) divulgada ontem.
Conforme o estudo, havia 3,3 milhões de correntistas com acesso a contas bancárias em plataformas móveis no final de 2011. No ano anterior, eram pouco mais de 2 milhões de usuários.
Se persistir tal ritmo de crescimento, em até sete anos o mobile banking terá a mesma relevância do acesso aos serviços pela internet, que já tem 42 milhões de usuários mas cresce em ritmo mais lento.
Além da expansão do número de smartphones no país - hoje há 15 milhões de aparelhos no país -, o lançamento de aplicativos por parte dos bancos estimula a utilização das plataformas móveis. No ano passado, 30% dos investimentos bancários em tecnologia da informação foram direcionados a softwares. Até 2015, os aportes crescerão 42%.
- Os bancos estão preocupados em desenvolver aplicativos para tornar os clientes fiéis e reduzir o fluxo nas agências. Com mais smartphones, o movimento vai se acelerar - afirma João Moretti, diretor da MobilePeople, especializada em soluções móveis.
Conforme a pesquisa, a maior parte das transações é para consulta de saldo, pagamento de contas e transferências. Segundo Moretti, o mobile banking ainda é incipiente no país:
- Ainda levará dois anos até que os pagamentos com celular passem a ocorrer em bom número no Brasil.
Além da praticidade, muitos usuários consideram o uso do mobile banking um acréscimo à segurança. Rose Garcia baixou o aplicativo de seu banco há três meses e aprovou:
- Quando faço uma compra ou um saque, o aplicativo me manda um aviso. Isso dá mais tranquilidade.