A bagagem da atleta do Grêmio Náutico União Maria Carolina Santiago voltou mais pesada. A pernambucana de 36 anos desembarcou nesta quinta-feira (9) em Porto Alegre após conquistar cinco medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio.
Ela venceu os 100m peito SB12, os 50m livre S12 e os 100m livre S12, além de uma prata no revezamento 4x100m misto e o bronze nos 100m costas S12. Com isso, tornou-se a mulher brasileira com maior número de medalhas em uma única edição dos Jogos.
Vinda de Recife, onde passou alguns dias com a família, ela foi recebida por cerca de 30 pessoas, entre a diretoria do União e fãs. Carol exaltou a volta para o Rio Grande do Sul com resultados expressivos no Japão.
— O União é minha segunda casa. É muito emocionante voltar para cá, ainda mais com os resultados que conquistamos. É gratificante demais. Eu estava com saudades, digo que eu sou uma gaúcha de coração. Eu tive que me controlar durante a competição, conforme fomos batendo os recordes, para que isso não atrapalhasse as outras provas — disse, na chegada.
A pernambucana nasceu com síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Ela praticava a natação convencional até 2018, quando migrou para a paralímpica, e trocou Pernambuco por Porto Alegre, onde treina no União.
Com tratamento de estrela, a nadadora ainda cumpre agenda nesta quinta. Depois de passear em caminhão de bombeiros pela Capital, será recebida por autoridades.
Primeiro, pelo prefeito Sebastião Melo e, depois, pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini. Por último, chegará à sede do União, no bairro Moinhos de Vento, para uma coletiva de imprensa.
Homenagens
No primeiro encontro com autoridades, Carol e os demais paratletas do União foram recebidos pelo vice-prefeito de Porto Alegrem, Ricardo Gomes, e por Antonio Carlos Pereira, o Kiko, secretário de esportes e de lazer da Capital. A medalhista paralímpica recebeu de Gomes a chave da cidade.
— Uma honra receber essa delegação que nos representou tão bem em Tóquio. Quero homenagear, em nome da cidade, esse clube que apoia tanto o esporte aqui em Porto Alegre. Nunca vi tanta medalha em um pescoço só. Que tu sigas sendo exemplo para todas as pessoas, Maria — saudou o vice-prefeito.
Depois da visita ao Paço Municipal, foi a vez de receber as congratulações do governador Eduardo Leite. Ao lado de Danrlei, secretário estadual de esporte e lazer, Leite ressaltou a conquista dos paratletas do União, em especial a de Carol.
— Estive em Pernambuco, e eles brincam por lá que o gaúcho é um pernambucano a cavalo. Tu representas bem isso — disse, fazendo referência à cinco vezes medalhista paralímpica, e completou:
— Vocês são exemplos para todos os gaúchos, de resiliência e superação.
A agenda dos paratletas será finalizada com um almoço no Cais Embarcadero e, posteriormente, uma coletiva de imprensa na sede do clube no Moinhos de Vento.