No decatlo das Olimpíadas de Tóquio, o brasileiro Felipe dos Santos fechou as três primeiras das dez disputas com 2.592 pontos, na nona colocação. A nota triste na disputa da modalidade ficou para a grave lesão do belga Thomas Van der Plaetsen.
Na corrida para o salto em distância, o atleta europeu pisou em falso na hora de pular, torceu o tornozelo e acabou caindo dentro do banco de areia, de cara e sentindo muita dor. Abandonou a competição e fará exames para avaliar a gravidade da contusão.
Os 100m abriram as competições do decatlo e Felipe correu para 10seg58, ficando em quinto na bateria 3. No salto em distância, no Grupo A, o brasileiro repetiu o quinto lugar, com seu melhor salto em 7,38 metros. Na terceira prova do dia, o arremesso do peso, fez 14,13 metros na última e melhor das três tentativas, vibrando muito e subindo para nono no geral.
Pela manhã (a partir das 6h30 de Brasília), Felipe dos Santos volta às provas para disputar o salto em altura e os 400 metros, completando metade das provas. A terceira parte ocorre à noite no Brasil (manhã de quinta-feira em Tóquio).
Modalidade completa
O decatlo é uma modalidade composta por dez provas de atletismo, que são cumpridas em dois dias e inclui disputas dos 100 metros, salto em comprimento, lançamento de peso, salto em altura, 400 metros e 110 metros com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500 metros.