
Onze atletas que treinam no Rio Grande do Sul irão embarcar nesta sexta-feira (17) para a Europa, no projeto criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro que irá levar para o continente europeu esportistas brasileiros para treinamentos. Eles farão parte da primeira delegação brasileira do "Missão Europa", que visa retomar a preparação visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021. O movimento deve ocorrer constantemente entre os meses de julho e dezembro. O país que receberá os brasileiros é Portugal.
Luís Porto, da ginástica artística, e Vitória Guerra, da ginástica rítmica, ambos do Grêmio Náutico União, e nove judocas da Sogipa, Nathália Brígida, Aléxia Castilhos, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Mayra Aguiar, Daniel Cargnin, David Lima, João Pedro Macedo e Leonardo Gonçalves serão os representantes do Rio Grande do Sul nessa primeira fase da missão.
Destes, apenas Mayra, Maria e Daniel, já estão com as suas vagas nos Jogos Olímpicos praticamente asseguradas. A equipe de ginástica artística masculina já está garantida também, mas Porto precisa ser convocado para estar no Japão. Além dos atletas, embarcam também nesta sexta o preparador físico da Sogipa Wagner Zacanni e o fisioterapeuta do clube Daniel Carrasco.
— Geralmente todos os meses tinham camping ou competição, então agora já faz muito tempo que a gente não se vê e treina junto, e é bom treinar em equipe porque a gente se ajuda bastante não só tecnicamente, porque um puxa o outro e é sempre bom conviver com os mais velhos, a cabeça deles ajuda muito — conta o ginasta do União.
Nos últimos quatro meses, os esportistas vem enfrentando dificuldades para treinarem normalmente, por conta das restrições nas atividades esportivas impostas pelos decretos estaduais e municipais, como forma de conter o avanço do coronavírus.
— Essa viagem vai ser muito positiva, porque vamos poder retomar os treinos de judô, já que no Brasil a gente não tem previsão alguma. A gente já está na nona semana de treinos físicos, vamos conseguir focar nos treinos de kimono. Sair um pouco daqui, estamos presos em casa sem poder fazer o que a gente mais gosta. A questão psicológica vai fazer a diferença também — afirma Maria Portela, judoca da Sogipa.
Após receber autorização do governo de Portugal, através de intermediação do Comitê Olímpico local, o COB enviará delegações esportivas ao país europeu, seguindo um rigoroso protocolo de combate à contaminação do novo coronavírus.
— A partir da grande mobilização e comprometimento de todos, ofereceremos essa excelente oportunidade aos atletas brasileiros, que terão ótimas condições de treinamento e toda segurança para retomarem a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O COB agradece imensamente ao fundamental apoio do Comitê Olímpico de Portugal, através de seu presidente José Manuel Constantino, que não poupou esforços junto às autoridades locais para viabilizar a entrada do Time Brasil no país nesse momento — afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Em agosto, mais dois atletas gaúchos devem pegar um avião para a Europa. O triplista da Sogipa Almir Júnior, junto com o seu treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, e Viviane Jungblut, nadadora do União, também com seu treinador Christiano Klaser.
Quatro bases serão usadas para os treinamentos: o Complexo Desportivo de Rio Maior, equipamento público-privado situado a 75 km de Lisboa, que receberá a maior parte da delegação, e instalações em Coimbra (judô), Cascais (vela) e Sangalhos (ginástica artística e ginástica rítmica).
Veja a lista de modalidades confirmadas até o momento na Missão Europa:
- Atletismo - 29 atletas
- Judô - 28 atletas
- Boxe - 11 atletas
- Natação - 15 atletas
- Handebol Feminino - 18 atletas
- Handebol Masculino - 18 atletas
- Rugby Feminino - 16 atletas
- Wrestling - 10 atletas
- Ginástica Rítmica - 8 atletas
- Saltos Ornamentais - 7 atletas
- Taekwondo - 6 atletas
- Ginástica Artística Masculina - 6 atletas
- Triathlon - 4 atletas
- Ginástica Artística Feminina - 6 atletas
- Vela - 4 atletas
- Nado Artístico - 3 atletas
- Maratonas Aquáticas - 7 atletas
- Tênis de Mesa - 4 atletas