O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou na manhã deste sábado (28) que os atletas que já haviam garantido vaga à Olimpíada de Tóquio 2020 estão automaticamente classificados a competição em 2021. Na última terça-feira (24), o evento foi cancelado devido a pandemia de coronavírus. Desde então, federações internacionais estavam em dúvida sobre o sistema de classificação.
Na conta oficial do COI no Twitter, o presidente da entidade, Thomas Bach, divulgou uma nota tranquilizando os atletas já qualificados.
"Está claro que os atletas que se qualificaram para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecem qualificados. Isso é uma consequência do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada — postou o mandatário da entidade.
Até o momento, o Brasil tem 178 atletas qualificados à Olimpíada. A previsão do Comitê Olímpico do Brasil (COB) era a de que o número de representantes do país ficasse entre 250 e 300 competidores.