
A Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adefgo) conquistou nesta sexta-feira (7), o título do Campeonato Brasileiro masculino de basquete em cadeira de rodas, disputado no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo,
Na decisão, o time de Goiás venceu , com vitória por 69 a 61 sobre o Grupo de Amigos Deficientes e Esportistas de Campinas (Gadecamp).
Esta foi a primeira conquista da Adfego, que havia ficado com o vice-campeonato em 2025. Já o Gadecamp caiu nas semifinais da última edição da competição, ficando com o quarto lugar.
O ala-armador mineiro Marcos Cândido, do Adfego, foi eleito o melhor jogador da partida. Ele marcou 17 pontos durante a final.
Já o ala-armador argentino Stech, da equipe goiana, e o ala-armador brasiliense Amauri, do Gadecamp, ambos com 19 pontos, foram os cestinhas do jogo.
— Representar este time é pesado demais. Hoje, soltar esse grito de campeão, depois de ser vice no ano passado é emoção demais. Ser eleito do MVP da partida só foi possível pelos meus companheiros de equipe. A maior parte disso é eles que fazem, porque eu amo fazer o que faço, jogar basquete. Mas sem eles não seria possível — comemorou Marcos Cândido.
Terceiro lugar
A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) Magic Hands (SP) venceu o Clube Amigos dos Deficientes (CAD)/Vetnil Rio Preto (SP) por 73 a 57, garantindo um lugar no pódio.
Maximiliano Ruggeri, da ADD foi eleito o melhor em quadra.



