
Uma das apostas da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno, Pat Burgener sofreu um acidente enquanto realizava treinamentos de preparação.
O atleta de Snowboard Halfpipe teve uma queda ao tentar realizar um switch backside triple cork, manobra radical que envolve três inversões (mortais fora do eixo) e múltiplas rotações de até 1620 graus, em Laax, na Suíça.
Após o acidente, ele foi prontamente encaminhado para um hospital, onde passou por avaliação médica, realizou exames e foi liberado. Pat está bem, já retomou os treinos físicos e seguirá a programação normal rumo à Itália.
De acordo com o cronograma oficial, Burgener chega a Livigno na quinta-feira (5). A qualificatória do Snowboard Halfpipe masculino está marcada para o dia 11, às 15h30min (de Brasília). A final será realizada no dia 13, no mesmo horário.
Quem é Pat Burgener
Pat nasceu em Lausanne, na Suíça, é filho de mãe brasileira, e foi bronze nos Mundiais de Snowboard de 2017 e 2019, quando representava o país europeu. Ele também foi quinto nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, e 11º em Pequim, na China, em 2022.
Desde 2025, Burgener passou a defender as cores brasileiras e é aposta para os Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, que se iniciam no dia 6 de fevereiro, na Itália.
Recentemente, ele conquistou a primeira medalha da história do Brasil no snowboard. Na terceira etapa da Copa do Mundo de Snowboard, em Calgary, no Canadá, ele garantiu um bronze.





