
Tenista número um do Brasil e 33 do mundo, João Fonseca afirmou estar confiante em uma boa performance em sua quarta participação no Rio Open.
— Calor, úmido, bola pesada, eu gosto de jogar nessas condições, ainda mais com a torcida e com todo o suporte, então, tem tudo para ser uma boa semana — afirmou ojogador de 19 anos, que ainda não venceu em 2026. O brasileiro foi eliminado nas estreias do Australian Open e do ATP 250 de Buenos Aires, torneio no qual ele defendia o título.
No ano passado, Fonseca desembarcou no Rio com o primeiro grande título de sua carreira, conquistado na capital argentina e caiu na estreia.
— O cenário do ano passado foi muito diferente. Minha primeira vez jogando logo na semana seguinte de ter ganhado o torneio, vindo para cá no auge — lembrou ele.
Ele contou que não tinha passado no Brasil depois de jogar na Austrália, que muita coisa tinha mudado e reconheceu que sentiu a pressão.
— Naquela época ali eu fiquei um pouco assustado com a pressão, bateu, não consegui jogar da forma que eu gostaria — afirmou ele, que neste ano estreia contra um rival vindo do classificatório.
— Me sinto mais preparado, mais experiente, entendendo como lidar nessa situação. Estou confiante, acho que vai ser uma boa semana— completou o vencedor de dois torneios no circuito da ATP.
João Fonseca também vai disputar a chave de duplas do Rio Open ao lado do compatriota Marcelo Melo, ex-número um do mundo em duplas.

— O Marcelo é um cara excepcional, uma baita pessoa, está sempre com a gente nos torneios ali, a gente conversa bastante, e surgiu a oportunidade, ele falou que estava sem dupla logo depois de Buenos Aires. É uma oportunidade imensa — celebrou João.
Aos 42 anos, Marcelo Melo foi campeão do Rio Open em 2025 ao lado de Rafael Matos.
— É um cara importante para o esporte, foi número 1 do mundo, é amigo de vários jogadores, está no tour há muito tempo, então tem muita experiência ali para me passar — concluiu Fonseca sobre o parceiro de duplas.


