
O adeus aos Jogos Olímpicos de Inverno da esquiadora estadunidense Lindsey Vonn, não foi como esperado.
Na manhã deste domingo (8) ela percorreu apenas 13 segundos da prova final do Esqui Alpino Downhill, em Cortina D'Ampezzo, antes de sofrer uma grave queda e necessitar de atendimento imediato e a ajuda de um helicóptero para deixar o alto da montanha.
Enquanto era atendida, seus gritos de dor eram ouvidos na transmissão de televisão e também por atônitos espectadores que imaginavam que iriam testemunhar mais uma grande performance da vencedora de 84 medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo em um total de 145 pódios, sem contar um ouro e dois bronzes olímpicos, além de dois ouros e oito medalhas em mundiais.
Mas Vonn sabia que a prova era de alto risco para ela, já que dias antes, em Crans-Montana, na Suíça, havia sofrido uma queda que gerou uma lesão ligamentar no joelho esquerdo. Com proteção no local e tratamento intensivo, ela optou por competir.
Hospital

Após o resgate, Vonn foi transferida para a Policlínica Codivilla Putti, em Cortina, onde recebeu os primeiros socorros e teve constatada uma fratura na perna esquerda, a mesma onde já havia lesionado os ligamentos do joelho.
Dessa forma, devido à complexidade do caso, ela foi transferida para o Hospital Ca' Foncello, em Treviso, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico.
Em nota, a Autoridade Local de Saúde de Treviso deu detalhes.
"Lindsey Vonn, que sofreu uma queda grave na pista Olimpia delle Tofane, em Cortina, durante a prova de downhill, foi atendida pela equipe médica dos Jogos Olímpicos e transportada de helicóptero para a Policlina Codivilla, em Cortina.
A decisão foi então tomada de transferi-la para o hospital Ca' Foncello em Treviso, onde a atleta americana foi internada e colocada sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar.
À tarde, ela foi submetida a uma cirurgia ortopédica para reparar uma fratura na perna esquerda".
Segundo o informativo, a vida de Lindsey Vonn jamais correu risco durante o período de atendimento.



