
Tem quem diga que alguns nascem com o dom, outros preferem acreditar no esforço, mas o fato é que não existe receita para ser jogador de futebol. Uma etapa comum entre a maioria dos jovens que buscam tal oportunidade é a categoria de base, que atua como a parte final do "funil" responsável por entregar jogadores mais preparados para o profissional.
Quase todos os brasileiros conheceram alguém que tinha potencial para vingar nos principais gramados do país, mas por algum motivo não chegou ao futebol. Há também um enorme grupo de pessoas que até conseguiu tornar-se profissional, mas esbarrou nas duras dificuldades de seguir em um dos meios mais competitivos do mundo.
Não basta deixar a família em outra cidade e abrir mão da infância e da juventude, ainda é preciso que o jovem tenha psicológico forte e saiba resolver seus problemas de forma rápida. Se demorar muito, existem milhões de outros interessados nesta "vaga".
Zero Hora conta a história de três ex-jogadores que foram destaque nas categorias de base da dupla Gre-Nal e hoje penduraram as chuteiras. Eles viveram o sonho de muitos jovens, mas também enfrentaram de perto as dificuldades impostas pelo esporte.
Veja as matérias com as promessas da base
Gabriel Spessato

Lucas Roggia

Cassiano Farias





