
A seleção brasileira feminina de handebol conquistou uma vitória histórica, nesta segunda-feira (1º), sobre a Suécia, por 31 a 27, e manteve sua invencibilidade no Campeonato Mundial.
Esta foi a primeira vez que o Brasil derrotou a Suécia, em uma competição oficial. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Cristiano Rocha avançou invicta para a segunda fase, onde enfrentará Noruega, Angola e Coreia do Sul.
Assim como as norueguesas, que terminaram invictas no Grupo H, as brasileiras irão carregar para a nova fase as vitórias diante das suecas e das tchecas, que também formarão o Grupo 4.
O jogo

Invictos, Brasil e Suécia se enfrentaram para manter a invencibilidade e ter duas vitórias já computadas para a etapa seguinte do Mundial.
As suecas começaram melhor e abriram 4 a 1. Após uma troca na defesa, a seleção marcou três gols seguidos e encostou em 8 a 9, mas as europeias marcaram mais três e novamente abriram frente (12 a 8).
O time brasileiro voltou a reagir e foi para o intervalo perdendo por apenas um gol (16 a 15).
No começo do segundo tempo, Mariane Fernandes empatou para o Brasil e Bruna de Paula fez o gol da virada (17 a 16). O jogo seguiu equilibrado e as duas seleções seguiram iguais até 20 a 20.
Aos poucos, a seleção brasileira foi tomando conta da partida e abriu dois gols de vantagem (23 a 21), mas a Suécia ainda empatou em 23 a 23. Mais uma vez o Brasil marcou dois gols e ficou à frente, conseguindo na reta final ampliar para quatro gols (31 a 27) de diferença.
Com seis gols, Mariane Fernandes foi a artilheira brasileira e eleita a melhor jogadora da partida. Bruna de Paula marcou cinco e Giulia fez quatro, assim como Gabriela Bitolo e Marcela Arouinian.
Artilheira do Mundial, a sueca Clara Lerby terminou o jogo com sete, um mais que Nathalie Hagman, e agora tem 24 gols marcados.

Próximo jogo
O Brasil voltará à quadra na próxima quarta-feira (3), contra a Coreia do Sul. A partida acontecerá em Dortmund, na Alemanha.
As sul-coreanas se classificaram em terceiro lugar no Grupo H, com uma vitória (35 x 17 Cazaquistão) e duas derrotas (19 x 34 Noruega e 23 x 34 Angola).
Como é disputado o Mundial
O Mundial feminino de handebol tem 32 seleções divididas em oito grupos de quatro, que serão sediados na Alemanha e na Holanda. As três primeiras colocadas avançam para a segunda fase.
Na segunda etapa, as 24 classificadas serão agrupadas em quatro chaves de seis. Nesta fase, os jogos acontecem apenas contra os rivais que as seleções não enfrentaram anteriormente.
A seleção brasileira liderou o Grupo G, que na segunda fase irá cruzar com o Grupo H, que teve como classificadas, a Noruega, atual campeã olímpica e dona de quatro títulos mundiais, Angola e Coreia do Sul.
Cada seleção carrega para a segunda fase, os resultados contra os rivais do mesmo grupo classificados. Desta forma, as vitórias contra República Tcheca e Suécia seguem válidas para o Brasil.
Os dois melhores de cada grupo da segunda fase se classificam para as quartas de final.
Confira a tabela do Brasil:
1ª fase
27/11 - Brasil 41 x 20 Cuba
29/11- Brasil 28 x 22 República Tcheca
01/12 - Suécia 27 x 31 Brasil
2ª fase
03/12 - Brasil x Coréia do Sul
05/12 - Angola x Brasil
07/12 - Noruega x Brasil





