
Desde 2022, a NBA decidiu que o número 6 seria aposentado de todas as franquias. O motivo é nobre: uma homenagem a Bill Russell, lenda do Boston Celtics que utilizou o número 6 em 13 temporadas na liga norte-americana de basquete, com 11 títulos.
Em 1972, os Celtics decidiram aposentar o número 6. Em 2022, com a morte de Russell, aos 88 anos, a NBA tomou a iniciativa de retirar a numeração de todas as 32 equipes. No entanto, na temporada 2025/2026 ainda há um jogador que poderá utilizar o número.
Jaylin Williams, 23 anos, do Oklahoma City Thunder, será o último 6 da história da NBA. O ala-pivô entrou na liga em 2022, antes da decisão sobre a aposentadoria do número. Por isso, ele poderá seguir utilizando a numeração.
O jogador já disse que se sente honrado em ser o último a carregar o legado de Bill Russell na NBA. Na temporada passada, além de Williams, DeAndre Jordan também utilizava o número 6.
Importância de Russell
Além de ser o jogador com maior número de títulos da NBA, Russell tem um legado enorme fora das quadras. Ele foi o primeiro técnico negro de uma equipe da liga e pioneiro em lutas como a busca por direito civis e igualdade racial.





