
Grande aposta de medalha do Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo, que está sendo disputado em Tóquio, no Japão, Alison dos Santos garantiu nesta segunda-feira (15), um lugar na semifinal dos 400 metros com barreiras. Piu e mais dois brasileiros conseguiram se classificar entre os 24 barreiristas, que lutarão por vaga na final. Matheus Lima e Francisco Viana são os outros dois qualificados.
Ouro no Mundial de 2022 e bronze nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, Piu teve um reencontro com o Estádio Olímpico de Tóquio, onde em 2021 obteve o primeiro grande resultado da carreira.
Nas eliminatórias desta segunda, Alison correu a segunda bateria e sem forçar fez 48seg48, ficando atrás do catari Bassem Heneida, que fez 48seg43. No geral, ele terminou com a 12ª marca.
— Me senti bem, preparado, e pronto para viver uma ótima experiência em Tóquio novamente, aproveitando o estádio, o público que não teve nos Jogos Olímpicos (por conta da pandemia de covid-19) — disse Piu ao canal Sportv.
Matheus Lima correu a terceira série e superou o tricampeão mundial e ouro olímpico em Tóquio, o norueguês Karsten Warholm. O brasileiro venceu com 48seg15, enquanto o grande favorito fez 48seg56. Entre eles, em segundo, ficou o catari Ismail Abakar, que fez 48seg34. No geral, o cearense terminou com o terceiro melhor tempo.

— Quero agradecer ao meu treinador (Sanderlei Parrela) pelo ótimo trabalho comigo. Fiz uma corrida conservadora, inteligente, não me desgastei. Mas queria chegar na frente para pegar uma boa raia na semifinal. Estou inteiro. Agora, na semifinal, muda a estratégia, vamos ser agressivos, mas conscientes — disse Matheus.
A surpresa ficou por conta do estreante Francisco Viana, que foi o terceiro da quinta e última eliminatória. Com 48seg69, ele garantiu o 18º lugar.
O trio de brasileiros voltará à pista para a disputa das semifinais, na terça-feira (17), às 9h30. Serão três séries e os dois primeiros colocados de cada e os dois melhores tempos, independente da bateria avançarão para a final.





