
A segunda edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior se aproxima do final, e o Time Brasil já tem a garantia de que, mais uma vez, será o primeiro colocado no quadro geral de medalhas.
Na quinta-feira (21), foram 11 pódios em cinco modalidades diferentes. Destaque para os quatro ouros — canoagem, ginástica artística, tênis de mesa e karatê — que fizeram o Brasil superar o desempenho de Cali 2021, onde o país havia conquistado 59 medalhas douradas.
A dois dias do encerramento das provas no Paraguai, a delegação brasileira soma 150 pódios, sendo 63 ouros, 39 pratas e 48 bronzes.
Canoagem — 1 ouro e 1 prata

Lorrane Santos, que já havia conquistado um bronze no C1 200 metros, voltou à Baía de Assunção e faturou a medalha de ouro no C1 500 metros, sendo a responsável pela 60ª medalha de ouro do Brasil neste Pan Júnior.
Além dela, Mateus Nunes faturou sua segunda prata, na prova do C1 500 metros. Ele já tinha sido prata no C1 1000 metros, na quarta.
Tênis de mesa — 1 ouro e 1 prata

A equipe formada por Leonardo Iizuka e Felipe Arado garantiu o ouro por equipes masculinas após derrotar Porto Rico (3 a 0), enquanto Karina Shiray e Beatriz Fiore ficaram com a prata por equipes femininas, ao perderem para os EUA (3 a 1). O tênis de mesa encerrou sua participação com três ouros, duas pratas e um bronze.
Ginástica Artística — 1 ouro e 1 prata

Pedro Silvestre foi o melhor no cavalo com alças e garantiu sua segunda medalha no Pan Júnior. Ele já tinha uma prata no individual geral. Ivan Botelho terminou em sétimo.
Já nas argolas, vencida pelo mexicano Lorenzo Zaragoza, Pedro acabou em sétimo e Ivan em oitavo.
No feminino, destaque para Kauany Aquino, prata no salto, enquanto Isabel Aguilar foi a quinta colocada.
Sophia Carvalho e Isabel Aguilar disputaram a final das assimétricas e acabaram em sexto e oitavo lugar, respectivamente. O ouro foi da estadunidense Charleigh Bullock.
Wrestling — 1 prata
Ana Beatriz Sales foi vice-campeã no estilo livre até 50 kg. A modalidade agora soma uma prata e dois bronzes.
Thais Tertuliano perdeu o bronze nos 68 kg do estilo livre para a cubana Dailianis Canales.
Nos 53 kg, Kailian Araújo acabou em quarto ao perder para a estadunidense Brianna Gonzalez.
Karatê — 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes
O karatê conquistou quatro medalhas. Andrei Frisanco foi campeão nos 84 kg ao vencer o uruguaio Tomás Dotta.
Barbara Amaral (+68 kg) foi prata, ao perder para a equatoriana Jahiara Manrique.
Ademilton Nogueira (+84 kg) e Roberta Lopes (68 kg) garantiram bronzes, após derrotas nas semifinais.
Atletismo sem medalhas

O atletismo, pela primeira vez, não subiu no pódio. Os melhores resultados ficaram com os revezamentos 4x100 metros. A equipe feminina terminou em quarto e a masculina foi quinta colocada.
Handebol masculino na final

A seleção masculina de handebol segue sem rivais. Na semifinal, fez 45 a 20 no Paraguai e, nesta sexta-feira (22), decide o título às 20h, contra a Argentina.
Vôlei masculino na final
A seleção masculina de vôlei está classificada para a final. Na semifinal, o Brasil fez 3 a 2 sobre Cuba (14/25, 25/17, 26/24, 23/25, 15/11) e, nesta sexta-feira (22), às 15h, vai decidir o ouro com a Argentina, que passou pelo México.



